
Parece coisa de filme de James Bond, o Agente 007... Com a participação de nações dos quatro cantos do mundo, inclusive o Brasil, no ano passado foi inaugurada uma super caixa-forte gelada, no Ártico, para preservar um tesouro de valor incalculável: trocentas amostras de sementes das plantas cultivadas pelos terráqueos. A base foi projetada para resistir a mudanças climáticas, desastres naturais e até mesmo a uma guerra nuclear.
Pelo tom do projeto, essa caixa-forte do fim do mundo ganhou o apelido bíblico de “Arca de Noé”.
Erguido no geladíssimo arquipélago norueguês de Svalbard, no Ártico, o Armazém Global de Sementes deseja funcionar como uma espécie de apólice de seguro para garantir a segurança biológica das gerações futuras. Um “Jardim do Éden de gelo”, como rotulou José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia, na inauguração da base.
A arca vegetal é resultado de uma parceria entre a ONU e o governo norueguês, que gastou o equivalente a US$ 9,1 milhões na obra, que levou menos de um ano. Mas ninguém será dono da chave, é patrimônio de todo o planeta. Outros países podem depositar suas sementes no silo sem pagar aluguel e retirar as amostras de acordo com sua necessidade. No caso brasileiro, a Embrapa tem o 7º maior banco genético do mundo. Só no Brasil, existem outros 30 desse tipo, ora vejam!! Sintoma de que não estamos tão mal na parada assim... :)Tem gente tramando por trás?
As mudanças climáticas foram motivações iniciais do projeto, mas não a única razão. Nos últimos anos, diversos países tiveram seus bancos de sementes destruídos, como Iraque e Afeganistão, assolados por guerras, ou Filipinas e seus desastres naturais.
A escolha do local não foi à toa. Como o arquipélago é próximo ao Pólo Norte, o clima e a geologia são ótimos para esse tipo de armazenamento. Além disso, a área tem baixo nível de radiação, o que possibilita que o DNA das plantas não seja modificado com o tempo.MAIS INFO, VÍDEOS, FOTOS, ETC., NO SITE OFICIAL:
http://www.croptrust.org/main/arcticseedvault.php?itemid=211
IMAGENS EM VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário