Bicicletada reivindica seu espaço nas ruas

A frase "não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito" expressa bem a filosofia desse grupo. Inspirado no movimento Massa Crítica (critical mass), onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas, a Bicicletada é uma mobilização iniciada em 1998 em São Francisco nos EUA, ganhando depois outros países, inclusive o Brasil. A principal motivação do agito é divulgar a bike como um meio de transporte para tornar mais ecológicos os sistemas de mobilidade das pessoas, principalmente no ambiente urbano.

A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de comportamento de acordo com cada cidade. Algumas Bicicletadas exalam uma postura radical anti-carros, com faixas, cartazes e comportamentos firmes, mas outras têm se tornado cada vez mais criativas, como a de São Paulo: já há alguns anos, é visível a tendência de misturar bom humor e ações mais duradouras para conquistar os motoristas, em vez de confrontá-los.
Essa nova postura tem mais receptividade com os motorizados e se torna mais interessante à mídia não especializada, gerando uma visibilidade maior do movimento e principalmente da idéia da bicicleta como meio de transporte. Em setembro de 2006, a Bicicletada paulistana promoveu, junto com outros movimentos e entidades, várias atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carros, como o Desafio Intermodal e a Vaga Viva. As iniciativas se repetiram no anos seguintes.
O maior eixo da Bicicletada é "um carro a menos", usado principalmente para provocar "respiração" nas ruas saturadas das grandes cidades. Às vezes, os recursos de sensibilização chegam a brincar com a nóia de alguns motoristas por carros grandes, hehe.

MAIS DETALHES E CIDADES BRASILEIRAS ONDE HÁ ATIVISMO http://www.bicicletada.org/Home+page
CONTEÚDO SOBRE A MASSA CRÍTICA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_Cr%C3%ADtica
VÍDEO PRODUZIDO PELA MASSA CRÍTICA DE PORTO ALEGRE
http://www.youtube.com/watch?v=m-IvZI5_oNI&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário