Parking Day: por um dia, vagas de estacionamento se transformam em parquinhos

Já pensou transformar a faixa de estacionamento para carros num cantinho agradável, tipo parquinho ou sala-de-estar gostosa em plena rua? Mistura de prazer e ativismo, essa interessante alquimia urbana é, justamente, o lance do Parking Day.
Um grupo de ativistas escolhe uma vaga de estacionamento rotativo na rua, paga por um determinado período, mas, ao invés de deixar um carro ali, monta uma espécie de pracinha por lá, com direito a banquinho pra sentar, gramadinho, plantas, som ambiente, tapetes, pessoas lendo, conversando, tocando instrumentos musicais... Nada mal, hein?
Quando acaba o período pago, o “parquinho” é empacotado e a vaga fica liberada. Nenhum dano feito, nada ilegal rolou, mas a rua ficou melhor. Quer saber? Tem 50 cidades no mundo e três no Brasil agitando seu Parking Day. Em BH, tem até suporte da Prefeitura.
Veja os detalhes aí e um vídeo legal da operação.


No mundo urbano moderno, vivemos engaiolados em apartamentos ou atrás de jardins mega gradeados, e cada dia que passa tem mais gente retirando seu carrinho zero da loja. Pra dar uma respirada no meio do caos e também gerar manifestações de alerta para esse grande nó existencial das grandes cidades, ativistas criaram o Parking Day - ou mais precisamente: Park(ing) Day. O nome faz trocadilho com a palavra PARK, que tanto significa PARQUE como ESTACIONAR, e sugere a intenção de transformar, por um dia, vagas de estacionamento de veículos em pequenos parques.
A proposta é simples: uma vaga de estacionamento comum na via pública é transformada em área de encontro, por um dia, para chamar a atenção da população, promover discussões e buscar soluções para melhorar o trânsito da cidade. O movimento surgiu em 2005 em São Francisco, nos Estados Unidos, como iniciativa de um grupo de artistas e interessados, e se transformou em evento anual, em 19 de setembro. Hoje, ganhou o mundo e há mais de 50 cidades com seu Parking Day.
No site oficial, tem manual em PDF com várias sugestões de como mobilizar a coisa, incluindo até dicas para lidar com as autoridades. Confira lá também um slideshow bacana com as fotos dessa galera curtindo seu pedacinho de natureza em plena rua.
http://www.parkingday.org

No Brasil, o movimento já alcançou três cidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Em BH, com apoio da Prefeitura, a ideia começou como Vaga Verde e se transformou em Rua Verde (foto à direita), com direito a um quarteirão fechado para música, dança, poesia, tenda de massagem, empréstimos de livros, exposições e tudo mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário