Grupo pela Abolição do Especismo/ GAE

O GAE é um trabalho totalmente voluntário que luta contra todas as formas de preconceito e violência dos seres humanos em relação às outras espécies animais. Seu círculo de apoiadores comunga da ideia de que a finalidade do grupo é a divulgação do veganismo como forma de defesa animal, os estudos aprofundados sobre direitos animais, a busca de soluções jurídicas e a pressão social em plataformas que visem ao não uso e a não exploração dos animais sob qualquer aspecto. 

Atuando em Porto Alegre, Florianópolis e Rio Grande, o grupo reúne interessados em pesquisar e divulgar alternativas às práticas de exploração animal; incentivar alimentação e consumo que respeite os animais, não agrida a natureza e a saúde; conscientizar sobre a responsabilidade para com todos os seres sencientes, através de ações como:
  • Criação e desenvolvimento de espaços de discussão sobre o antiespecismo;
  • Desenvolvimento de projetos, protestos e campanhas educativas com ou sem parceria de corporações públicas ou privadas;
  • Elaboração e organização de petições, cartas-protesto, materiais educativos e instrutivos (panfletos, cartilhas, e-mails, vídeos, documentários, etc.), ampliando a capacidade de argumentação;
  • Dicas e informações sobre vegetarianismo, veganismo e movimentos afins;
  • Divulgação e esclarecimentos sobre alternativas à experimentação animal, seja em universidades ou em laboratórios privados.
A proposta do GAE é ajudar a expor à população humana, de forma pacífica, clara e coerente, a realidade a que nossos olhos não têm acesso. Estamos amplamente interessados em pesquisar e, principalmente, divulgar alternativas às práticas de experimentação animal nos mais diversos tipos de laboratórios existentes; incentivar a alimentação e outras formas de consumo que respeitem os animais e propiciar à população meios de conscientização sobre a necessidade da responsabilidade para com os animais domésticos (o que inclui guarda responsável, adoção de animais abandonados e esterilização).
O GAE se posiciona:

  • Pelo fim da criação de animais para o consumo humano, seja ela por métodos de produção industrial em larga escala ou não, dolorosa ou não (incluindo não somente carne, mas leite e ovos e qualquer outro fim para o qual se possa criar), visto que abominaríamos criar humanos ou sermos criados para o mesmo fim.
  • Pela abolição total da experimentação animal em seu âmbito educacional, em testes de toxidade de produtos industriais e na pesquisa, pois esses testes não respeitam o princípio da igualdade e estão embasados numa matriz de pensamento antropocêntrica e especista, ou seja, são eticamente injustificáveis.
  • Pela substituição dos modelos animais na experimentação por métodos alternativos, na pesquisa, no ensino e na indústria.
  • Pelo fim da utilização de animais não-humanos na indústria de entretenimento (incluindo circos, rodeios, touradas, exibição de mamíferos marinhos, corridas de cavalos, de cães, e qualquer outra prática que utilize o animal como um meio para se chegar a um fim).
  • Pelo fim da utilização de animais não-humanos em toda produção industrial, incluindo a indústria de peles e outros produtos tais como película de filme fotográfico ou cinematográfico, etc.
  • Pelo fim da criação comercial de animais de estimação (pelo mesmo motivo de tratar seres não-humanos como mercadorias e pelo fato de que abominaríamos criar humanos ou sermos criados para o mesmo fim).
  • Pela responsabilização dos seres humanos em relação aos animais domésticos e pela não discriminação das raças dos animais domésticos.
  • Pelo fim do preconceito entre raças, etnias, orientações sexuais, crenças e, naturalmente, espécies.
  • Pela divulgação da filosofia do veganismo (opção de vida que procura excluir, tanto quanto possível, todas as formas de exploração para com o reino animal, seja para alimentação, roupa ou qualquer outro propósito).
  • Pela mudança da formatação mental que faz subjugarmos tudo o que é diferente e singular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário